buscar

A ascensão e queda do Império Mongol

Durante toda a história da humanidade, presenciamos impérios dos mais diversos tipos, com ideologias extremamente diferentes, líderes icônicos e por grandes porções de terras conquistadas pelos mesmos.

Educação
4 meses atrás
A ascensão e queda do Império Mongol

Existem até mesmo alguns impérios que, por menor tempo que tenham durado, existiram o suficiente para eternizar seu nome na história. Esse é o caso do império Mongol que, mesmo durando pouco tempo em comparação aos demais, foi o necessário para ser o império com a maior extensão territorial já registrada em toda a história!

Antes do império

Durante o século 12 depois de cristo, a estepe da Ásia Oriental continha um grande número de grupos de nômades mongóis e turcos pastoris dispersos por seu extenso território, com seu povo criando ovelhas, gado e camelos.

Geralmente sua vivência dos mesmos era em tendasde feltro, se mudando de acampamento entre o verão e o inverno. Até então, as mulheres tinham a grande autoridade de comércio, administrar as migrações e várias outras coisas, enquanto os homens se concentravam exclusivamente na caça.

Mas as guerras entre os diversos grupos eram constantes e não parecia existir qualquer precedente de melhora. Foi então que um jovem chamado Temudjin, um mongol de família pobre, conseguiu ascender rapidamente ao poder com suas técnicas de batalha invejáveis e, graças as alianças com os outros líderes e ao tratamento dos soldados, em 1206 com a junção dos povos de dois feltros, o jovem Temudjin passou a ser chamado por um nome que é sinônimo de estratégia e conquista até os dias atuais: Gengis Khan.

A Ascenção

Gengis Khan e seu povo eram xamanistas, acreditando que os espíritos da natureza e seus ancestrais estavam no mundo ao seu redor. Gengis Khan acreditava que Tengri, o deus máximo, queria que ele conquistasse o mundo inteiro com seu nome. Qualquer um que resistisse ao avanço dos mongóis estaria sendo contra Tengri, logo, seria morto por insubordinação.

Com técnicas de guerra infalíveis comandadas por Gengis Khan, O império Mongól conquistou um território extremamente vasto, chegando desde a Coreia até a Ucrânia e da Sibéria até o sul da China.

Sob o comando de Gengis Khan, o império conquistou o norte da China e as terras islâmicas orientais. Porém, após sua morte em 1227, sua família continuou sua missão e liderou uma extensa expansão. Na década de 1230, foram conquistados os turcos da Ásia Central e os príncipes russos, depois destruíram dois exércitos europeus em 1241 e, na década de 1250, tomaram posse do território islâmico por completo até Bagda, enquanto alcançavam o sul da China em 1279.

Quando aprendemos sobre Gengis Khan, descobrimos que ele foi a pessoa responsável por mais mortes na história da terra, com isso, devemos concluir que seu governo e de sua família eram extremamente agressivos e voltados somente para a guerra, certo? Nada disso! Quando os mongóis conquistavam a localidade, os mesmos deixavam a política interna da região em paz e com a supervisão de um chefe de estado para governar por eles, além de que todas as religiões poderiam prosperar em paz, contanto que os líderes orassem pelos mongóis.

Seu declínio

Mas todo esse progresso tanto do império em si quanto comercial com as porcelanas chinesas e o brocado de ouro não duraria por muito tempo. E a causa está justamente aonde essa história começou: Com Gengis Khan.

Após sua morte, a sucessão deveria ser passada automaticamente para seu filho mais velho, porém foi permitido que seus irmãos, tios e primos também disputassem o posto mais alto do império, gerando inclusive uma guerra civil na família pela sucessão do poder.

Foi então que, na década de 1260, os netos de Gengis Khan decidiram fragmentar todo o império Mongól em outros quatro distintos entre sí. Foi a partir deste momento em que o grande império Mongól tinha seu fim decretado.

Sucessão do império

A sucessão do império Mongól se deu justamente por conta destes quatro novos impérios, com cada um prosseguindo da sua forma.

Na China, a dinastia Yuan de Kublai Khan é até hoje lembrada como a era a ciência e da cultura. No Irã, o llcanto inaugurou a era de um novo tipo de arquitetura monumental e pintura em miniatura persa. Na Ásia Central, o Canto de Chagatai desenvolveu líderes como Tamerlão e Babur, este último fundando o império Mongól da Índia. E, por fim, na Europa Ocidental, a Horda de Ouro ficou instaurada por lá durante anos, até que um posto comercial chamado Moscova se transformou em uma grande potência mundial.

Geralmente estamos acostumados com impérios que duram mais de séculos e que se instauram durante um longo período de tempo, mas com o Império Mongól bastou menos 100 anos para se tornar o maior já registrado na história e também um dos mais admirados até os dias atuais por suas estratégias expansionistas praticamente impecáveis.

Fazer o download de sistema de gestão escolar pode melhorar vidas
Com a evolução da tecnologia, hoje todos os meios devem estar conectados, prova disso é que um bom software de sistema de gestão escolar melhor a vida de todos, começando dos...
Conheça o modelo de gestão militarizada nas escolas públicas
O novo modelo foi desenvolvido através do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, sendo como uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da...
Pra que serve o Enade?
O dia da prova do Enade está se aproximando, e antes disso é bom entender tudo sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Saiba para que serve, quem participa e confira...
Confira as vagas do Senai para cursos de educação profissional
O jovem que procura por uma boa educação sempre tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como uma ótima opção, são muitas vagas para podem garantir o...
ID estudantil: conheça a carteira estudantil digital
O presidente Jair Bolsonaro participou no Palácio do Planalto da cerimônia de assinatura de uma medida provisória (MP) que altera a Lei nº 12.933/2013, que regulamentou a...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...