buscar
´

A história de Beethoven

Qualquer pessoa que conheça mais a fundo a história da música sabe a importância que Beethoven teve para o desenvolvimento da mesma. E mesmo não sendo um expert nessa área, você com toda certeza já ouviu falar dele.

Educação
2 meses atrás
A história de Beethoven

Mas afinal, você sabe realmente qual foi a história da vida do maior compositor que esse planeta já viu? Acredite, sua história é tão impressionante quanto suas belíssimas melodias compostas.

Primeiros anos de vida

Ludwig van Beethoven nasceu na cidade de Bonn no Reino da Prússia (atualmente Alemanha), no dia 16 de dezembro de 1770, sendo batizado no dia seguinte.

Sua família tinha fortes tendências para que o pequeno Ludwig seguisse a carreira musical. Seu pai, Johann van Beethoven, era músico e seu avô, Lodewijk van Beethoven foi um maestro e regente. Seu avô por sinal foi quem incentivou Beethoven a iniciar no ramo da música, fazendo com que o neto iniciasse aos 5 anos sob a orientação rígida do pai os estudos de cravo, violino e viola.

Logo aos 11 anos, já sabendo tocar órgão, foi nomeado organista-suplente da corte, aos treze já era solista de cravo e publicou sua primeira obra: “Nove Variações para Piano sobre uma Marcha de Ernest Christoph Dressler”.

Retrato de Beethoven, aos 13 anos, de um mestre desconhecido de Bonn
Retrato de Beethoven, aos 13 anos, de um mestre desconhecido de Bonn

Mudança para Viena

Um músico com tanto talento assim não cabia em uma cidade como Bonn, então aos 17 anos Beethoven se mudou para Viena (Áustria) e foi recebido “apenas” por Mozart, que lhe disse que tinha um imenso futuro. Aos 21 anos voltou para Bonn, onde era o músico mais aclamado da região.

Beethoven, por Joseph Mähler
Beethoven, por Joseph Mähler

Mas foi em 1792, então com 22 anos que Beethoven retornou em definitivo para Viena em busca de alavancar sua carreira. As cartas de apresentação lhe abriram as portas da nobreza local, onde se tornou rapidamente um dos músicos favoritos.

Em 1795 Beethoven fez sua primeira apresentação em público, levando a plateia ao delírio. Logo depois publicou três obras dedicadas ao Príncipe: Três Trios para Piano, Violino e Violoncelo, Opus 1”

1797, no auge de seus 27 anos, Ludwig já era um músico muito prestigiado e com conforto financeiro devido aos seus convites para apresentações ao redor da Europa, lhe permitindo se vestir elegantemente.

A surdez e suas grandes obras

Mas foi em 1798 que a vida de Beethoven teve um grande revés que afetou sua vida inteira: Por conta de uma febre tifoide, o grande compositor começou a apresentar indícios de surdez que só foram se agravando ao longo dos anos. Mas como Beethoven era extremamente difícil de se lidar e extremamente focado em que nada pudesse lhe atrapalhar, escondeu o problema de todos.

Mas ele não deixou a surdez lhe abalar e, durante os anos 1800, compôs suas imortais sinfonias, que são lembradas atém os dias atuais como as melhores e mais harmoniosas já produzidas em toda a história.

Beethoven em 1815
Beethoven em 1815

Seu grande clássico, a nona sinfonia, só foi apresentada ao público em 1824, com o público indo ao delírio, mas Beethoven já não se empolgando mais com o sucesso. Mal sabia ele que acabava de mostrar ao mundo sua obra mais famosa.

Mas ele não pode desfrutar por muito tempo do sucesso da Sinfonia nº 9, pois no dia 26 de março de 1827, devido a uma crise de depressão que se juntou a uma pneumonia, cirrose e infecção intestinal, o mundo perdia seu maior compositor.

Estúdio de Beethoven em 1827 por J.N. Hoechle.
Estúdio de Beethoven em 1827 por J.N. Hoechle.

Por mais que já tenham se passado mais de séculos desde sua morte, as obras de Beethoven são tão bem escritas que são veneradas até os dias atuais, fazendo com que muitos acreditem que nunca mais haverá nenhum outro compositor com seu talento em toda a história!

Assinatura de Ludwig van Beethoven
Assinatura de Ludwig van Beethoven

*Com informações da Folha, Wiki e Gazeta do Povo.

Fazer o download de sistema de gestão escolar pode melhorar vidas
Com a evolução da tecnologia, hoje todos os meios devem estar conectados, prova disso é que um bom software de sistema de gestão escolar melhor a vida de todos, começando dos...
Conheça o modelo de gestão militarizada nas escolas públicas
O novo modelo foi desenvolvido através do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, sendo como uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da...
Pra que serve o Enade?
O dia da prova do Enade está se aproximando, e antes disso é bom entender tudo sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Saiba para que serve, quem participa e confira...
Confira as vagas do Senai para cursos de educação profissional
O jovem que procura por uma boa educação sempre tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como uma ótima opção, são muitas vagas para podem garantir o...
ID estudantil: conheça a carteira estudantil digital
O presidente Jair Bolsonaro participou no Palácio do Planalto da cerimônia de assinatura de uma medida provisória (MP) que altera a Lei nº 12.933/2013, que regulamentou a...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...