buscar
´

Dicas importantes para aprender um novo idioma

Você tem aquela insegurança de tentar praticar novos idiomas? Então está na hora de você perder esse medo e começar a colocar em prática todas as etapas que são essenciais na hora de aprender uma nova linguagem.

Educação
2 meses atrás
Dicas importantes para aprender um novo idioma

Quando você se depara com os desafios que aprender uma nova linguagem requer, bate aquela preguiça e insegurança de achar que não vai aprender nunca, mas o segredo realmente está na prática, de ouvir, falar e ler.

Aqui iremos citar alguns truques que irão te ajudar a engatar no aprendizado de um novo idioma, seja inglês, francês ou qualquer outra linguagem, pois a primeira coisa que você precisa é a força de vontade para deslanchar!

Tenha satisfação em aprender outro idioma

Tenha satisfação em aprender outro idioma
Tenha satisfação em aprender outro idioma

Você já parou para imaginar qual é o segredo das pessoas que aprendem idiomas muito rápido? E as vezes, conseguem aprender mais de um ao mesmo tempo? Então, na verdade não existe uma receita de bolo, se você parar pra perguntar para diversos poliglotas (pessoas que falam diversas linguagens), cada um apresentará uma abordagem diferente, porém resumidas em uma só palavra: Satisfação.

A satisfação é o prazer que se dá em fazer alguma coisa, então tudo o que você decide fazer por gosto e divertimento, acaba sempre saindo perfeito ou bem próximo da perfeição, isso se dá por aprender novas línguas, trabalhar, estudar e diversas outras coisas da vida.

Então, se você é uma pessoa que já não gosta de ler, acha isso algo muito entediante, procure assistir filmes e séries no idioma que deseja, sempre busque alternativas de aprender uma nova linguagens com coisas que te divertem, receitas, ver filmes, ler livros, conversar com pessoas entre outras coisas.

Tenha um método de aprendizado

Tenha um método de aprendizado
Tenha um método de aprendizado

Quando você começa a aprender um novo idioma, é preciso colocar alguns métodos em prática. Muitas pessoas acham, que apenas decorar algumas palavras estará aprendendo a linguagem, mas na verdade não, é preciso buscar por alternativas que armazenem todo o aprendizado na memória de longo prazo, assim você não irá esquecer.

Algumas pessoas praticam alguns métodos que funcionam para elas, e são nesses que você deve se inspirar, claro, sempre tornando prazeroso de ser feito, vamos ao exemplos: Imagina que você está assistindo uma série, e no primeiro episódio uma palavra desconhecida aparece, você pode até ler o seu significado na hora, mas no outro dia já esqueceu, então o que fazer?

Tenha paciência e pratique
Tenha paciência e pratique

Ás vezes, em outros episódios a palavra também pode aparecer, e conforme você vai relacionando ela com os contextos que marcam a sua memória de modo visual ou sonoro, você acaba entendendo o significado dela, e então passa a não esquecê-la mais.

A repetição diária da leitura, audição ou prática em fala dessa palavra, faz com que a mesma seja armazenada em sua memória de longo prazo, fazendo com que você sempre se lembre o que ela significa, assim conseguirá encaixá-la nos contextos corretos.

Planeje um sistema para aprender

Muitas pessoas falam que não tem tempo para aprender um novo idioma, pois está sempre na correria, mas, você já pensou em implementar um método de aprendizado dentro de sua rotina? Isso super funciona, e não irá te atrapalhar.

Você pode ler duas páginas do livro em seu horário de almoço, ouvir um áudio ou podcast quando estiver indo ao trabalho, academia ou voltando para a casa, você também pode marcar dias e horários específicos para estudar conversação consigo mesmo ou com algum amigo.

O planejamento e essencial na hora de aprender um idioma, pois você deixa aquele horário separado apenas para isso, isso te ajuda a manter uma organização e não atrapalha a sua rotina diária.

Tenha paciência e pratique

O aprendizado acontece por meio de repetições, isso serve para qualquer coisa que você for fazer, até se tornar automático. Para entendermos melhor, você lembra quando começou a aprender a dirigir? Aposto que você sempre mantinha em sua cabeça a hora de acelerar, trocar marcha, pisar na embreagem e executar aquela série de informações, só que depois de um tempo, você consegue perceber que aquilo se tornou automático?

Então todo o aprendizado no começo, leva uma série de estímulos ao nosso cérebro, e com o tempo, aquela tarefa se torna automática, sem você precisar ficar pensando na hora de executar uma ação, e isso se encaixa perfeitamente quando se quer adquirir uma fluência na língua desejada.

Uma outra coisa muito importante é a paciência, é claro que no começo você não vai entender nada, vai se sentir frustrado por errar, falar frases sem sentido entre outras falhas, mas o importante é entender e ter paciência para saber que esse processo demora para entrar na perfeição, e que pra isso ele precisa sempre ser repetido.

Então não se desanime quando achar que “não está saindo do lugar”, pois se você comparar o dia que começou a aprender uma língua, até 2, 3, 6 meses ou anos depois, perceberá o quanto você evoluiu, e o mínimo que conseguiu aprender, já fez uma grande diferença.

Você pode ser criativo
Portanto a criatividade é exposta do modo que você se permite, às vezes você acha que aquela situação ou sentimento que está vivendo pode ter sido único, de modo que...
Fazer o download de sistema de gestão escolar pode melhorar vidas
Com a evolução da tecnologia, hoje todos os meios devem estar conectados, prova disso é que um bom software de sistema de gestão escolar melhor a vida de todos, começando dos...
Conheça o modelo de gestão militarizada nas escolas públicas
O novo modelo foi desenvolvido através do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, sendo como uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da...
Pra que serve o Enade?
O dia da prova do Enade está se aproximando, e antes disso é bom entender tudo sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Saiba para que serve, quem participa e confira...
Confira as vagas do Senai para cursos de educação profissional
O jovem que procura por uma boa educação sempre tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como uma ótima opção, são muitas vagas para podem garantir o...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...