buscar

Nova maneira de preparar crianças para o jardim de infância

A educação infantil é fundamental para o sucesso das crianças, mas milhões de crianças nos Estados Unidos, assim como em outros países, ainda não têm acesso a programas que as preparem para se desenvolverem no jardim de infância.

Educação
1 semana atrás
Nova maneira de preparar crianças para o jardim de infância

Cerca de 2,2 milhões de crianças nos EUA não possui acesso à educação infantil. Isso é um problema, porque crianças que chegam à escola sem habilidades básicas são 25% mais propensas a desistir, 40% mais propensas a se tornar pais na adolescência e 60% menos propensas a ir para a faculdade. São milhares de problemas que se desenvolve com a falta de ensino da infância.

Ensino básico

O momento mais estratégico para uma criança começar a aprender é cedo. Por isso é importante a educação infantil, mas nem todas as crianças estão tendo esse aprendizado. Entretanto, existem diversos obstáculos que mesmo com as possíveis soluções atuais não são superados. Como por exemplo, os obstáculos rurais e remotos, geograficamente, ou então o transporte até uma escola, e até mesmo a questão que nenhum estado exige que uma criança de quatro anos vá à escola, sem conta a questão do custo, o custo médio de um estado para educar uma criança em idade pré-escolar é de US$ 5 mil por ano. São esses e outros fatores encontrados que atrapalham a educação infantil.

Mas, é possível que haja um recurso muito eficaz foi desenvolvido, um programa de preparação para o jardim de infância, com boa relação custo-benefício, que usa a tecnologia e pode ser realizado em casa. Chama-se UPSTART, e mais de 60 mil crianças em idade pré-escolar nos EUA já o utilizaram.

“Desenvolvemos um software de aprendizagem inicial projetado para individualizar o ensino, para que as crianças possam aprender no próprio ritmo delas. Para isso, contamos com especialistas de áreas que vão da leitura à sociologia, ao desenvolvimento da ciência do cérebro, até todos os aspectos da aprendizagem inicial, para nos dizer o que o software deve fazer e como deve ser.” Disse Claudia Miner, inovadora em educação.

Sobre o UPSTART

O “UPSTART Project” é um plano para levar a educação infantil aos lares de crianças em comunidades carentes, sem custo para as famílias. Ele vem definindo o sucesso de muitas crianças de 4 anos de idade com 15 minutos de aprendizado por dia. Este plano inovador faz parte do “The Audacious Project”, iniciativa do TED para inspirar e financiar mudanças globais.

O UPSTART é basicamente um software que passa lições curtas, coloridas e marcantes, projetada especificamente para capturar a atenção de uma criança. Mas há outra parte do UPSTART que o torna diferente e mais eficaz. O UPSTART também encarrega os pais da educação dos filhos.

“Acreditamos que, com o apoio certo, todos os pais podem preparar os filhos para a escola.” Enunciou Claudia.

O UPSTART funciona como lista de prontidão do jardim de infância de um estado. Quase todo estado tem uma. Onde quer que os pais estejam pode conduzir um importante treinamento em grupo. O software pode verificar todas as caixas de leitura, matemática e ciências, mas os pais que são os responsáveis pelas habilidades motoras e de autoajuda da criança.

O software está funcionando muito bem, já possui uma taxa de conclusão de 90% para o programa, isso se traduziu em 13,5 mil crianças “formadas”, com diplomas, do UPSTART. Os resultados têm sido surpreendentes.

A inovadora em educação, Claudia Miner, relata “Temos uma avaliação externa que mostra que nossas crianças têm duas ou três vezes mais ganhos de aprendizado do que as que não participam do programa. Temos um teste de controle aleatório que mostra fortes evidências de eficácia, e temos até um estudo longitudinal que mostra os ganhos de nossas crianças até o terceiro e quarto ano escolar, as notas mais altas que as crianças conseguiram na época. São ganhos acadêmicos. Mas outro estudo mostrou que os ganhos socioemocionais de nossas crianças são iguais aos das crianças que frequentam a pré-escola pública e privada”.

Para atender as recomendações da Academia Americana de Pediatria para crianças de quatro anos, o requisito de uso do UPSTART é de 15 minutos por dia, 5 dias por semana.

O UPSTART ainda não está disponível em todo o mundo, apenas no Estados Unidos. A maioria das 60 mil crianças que participaram do UPSTART até o momento eram de Utah, um estado no oeste dos EUA. Mas recentemente o programa foi ampliado para crianças afro-americanas do Mississipi, Arizona, e até para crianças refugiadas da Filadélfia e para crianças indígenas de algumas das partes mais remotas dos Estados Unidos.

Contudo, a ideia do programa é levar o UPSTART para todo o país, não para substituir nada, mas sim, para levar a oportunidade de crianças terem acesso à educação infantil.

“Temos a coragem de enfrentar os céticos, temos energia para realizar o trabalho e temos um plano. É o papel dos estados educar as crianças. Primeiro usaremos dinheiro de filantropia para uso do estado para testar o programa e obter dados. Cada estado acredita que é único e quer saber se o programa dará certo com suas crianças antes de investir. Depois, identificamos líderes-chave no estado para nos ajudar a defender o UPSTART como opção para crianças carentes. E juntos, vamos ao Poder Legislativo nos estados para fazer a transição do UPSTART da filantropia para o financiamento estatal sustentável e escalável.” Afirmou a inovadora em educação.

Até o momento, constata-se que esse plano tem funcionado em três estados do EUA, são eles Utah, Indiana e Carolina do Sul. A ampliação do programa visa levar o software até para estados que já têm educação infantil, mas que podem não estar obtendo ótimos resultados acadêmicos ou grande adesão dos pais. A estimativa é que em até 5 anos mais de 250 mil crianças sejam atendidas.

“Acredito que juntos podemos torná-lo decisivo. Mas posso lhes dizer, sem sombra de dúvida, que o UPSTART é um momento decisivo na vida de uma criança que, de outro modo, não estaria preparada para a escola.” Finaliza Claudia Miner, inovadora em educação, numa palestra na TED em abril de 2019.

Baixe o gabarito do Enem 2019
O tão aguardado gabarito do Enem 2019 foi finalmente divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Está disponível para...
Fazer o download de sistema de gestão escolar pode melhorar vidas
Com a evolução da tecnologia, hoje todos os meios devem estar conectados, prova disso é que um bom software de sistema de gestão escolar melhor a vida de todos, começando dos...
Conheça o modelo de gestão militarizada nas escolas públicas
O novo modelo foi desenvolvido através do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, sendo como uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da...
Pra que serve o Enade?
O dia da prova do Enade está se aproximando, e antes disso é bom entender tudo sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Saiba para que serve, quem participa e confira...
Confira as vagas do Senai para cursos de educação profissional
O jovem que procura por uma boa educação sempre tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como uma ótima opção, são muitas vagas para podem garantir o...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...