buscar

Quem foi Frida Kahlo

Frida Kahlo é um dos grandes nomes de pintores que retratam o surrealismo. Ela sofreu um grave acidente que a deixou com lesões quase fatais e sua deficiência tornou-se um tema importante em suas pinturas. Ao longo de sua vida, ela se estabeleceria como criadora e musa por trás de obras de arte extraordinárias.

Educação
3 dias atrás
Quem foi Frida Kahlo

A vida de Frida Kahlo

O nome de Frida Kahlo é Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, ela nasceu em 6 de julho de 1907 em Coyoacán no México. Com 18 anos, Frida sofreu um grave acidente quando estava voltando da escola para casa, no qual o ônibus que ela estava chocou-se com um trem. O para-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, causando uma fratura pélvica e hemorragia.

Por esse motivo Frida teve que ficar muitos meses em recuperação, durante esse período, ela começou a pintar, usando a caixa de tintas de seu pai e um cavalete adaptado à cama. Nessa pintura Frida relatava o mundo segundo sua própria visão singular. Ela pintou amigos e familiares, natureza-morta e cenas espirituais; mas foram seus autorretratos fascinantes que chamaram primeiro a atenção do mundo.

Frida Kahlo em 1932
Frida Kahlo em 1932

Frida apresentava um estilo de arte popular mais ingênua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana. Em uma de suas primeiras obras, “Autorretrato com Vestido de Veludo”, o foco está nas sobrancelhas fortes, nos pelos faciais, no pescoço longo e no olhar fixo formidável. Tais características continuaram, mas Kahlo logo começou a se apresentar de maneiras mais incomuns. Por exemplo, “A Coluna Partida” usa simbolismo, imagens religiosas e uma paisagem rompida para revelar seu estado físico e mental.

Ela contemplava frequentemente os efeitos físicos e psicológicos da deficiência em sua obra; pintando-se em agonia, recuperando-se das operações ou incluindo objetos, como a cinta para as costas e a cadeira de rodas.

No ano de 1928, Frida entrou no Partido comunista mexicano e conheceu o muralista Diego Rivera, com quem se casa no ano seguinte. Juntos, viajaram pelo mundo e se dedicaram à arte, à política comunista e ao nacionalismo mexicano.

Mas em um certo momento, eles se divorciaram, e em 1940 se casaram de novo. Durante esse período, ela pintou o autoretrato duplo “As Duas Fridas”, que fala sobre a angústia da perda e um senso de eu fragmentado.

Frida morreu em 1954, aos 47 anos. O trabalho de Kahlo como artista permaneceu relativamente desconhecido até o final dos anos 1970, quando seu trabalho foi redescoberto por historiadores de arte e ativistas políticos.

E até os tempos de hoje Frida Kahlo é reconhecida tanto por sua obra quanto por sua vida pessoal. Ganhando até retrospectiva de suas obras, com objetos e documentos inéditos, além de fotografias, desenhos, vestidos e livros, expostos sua casa familiar conhecida como “Casa Azul” em que Frida viveu e hoje se tornou-se museu.

Baixe o gabarito do Enem 2019
O tão aguardado gabarito do Enem 2019 foi finalmente divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Está disponível para...
Fazer o download de sistema de gestão escolar pode melhorar vidas
Com a evolução da tecnologia, hoje todos os meios devem estar conectados, prova disso é que um bom software de sistema de gestão escolar melhor a vida de todos, começando dos...
Conheça o modelo de gestão militarizada nas escolas públicas
O novo modelo foi desenvolvido através do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, sendo como uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da...
Pra que serve o Enade?
O dia da prova do Enade está se aproximando, e antes disso é bom entender tudo sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Saiba para que serve, quem participa e confira...
Confira as vagas do Senai para cursos de educação profissional
O jovem que procura por uma boa educação sempre tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como uma ótima opção, são muitas vagas para podem garantir o...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...